Saiba como é feita a passagem da sonda esofágica em animais

Os animais não podem deixar de se alimentar em hipótese alguma, principalmente durante o processo de recuperação de alguma doença, sob o risco de desnutrição e outras complicações que possam piorar o quadro. Saiba como é feita a passagem da sonda esofágica em animais e suas vantagens para o paciente. 

O que é a sonda esofágica e para que serve?

É dever da equipe médica veterinária prevenir quadros de má-nutrição durante a internação do animal e tendo em vista as complicações potencialmente fatais envolvendo a falta de alimentação e fraqueza do paciente, podendo atrapalhar inclusive as intervenções cirúrgicas necessárias, com frequência costuma-se recorrer à sonda alimentar para impedir alterações metabólicas significativas. 

Uma das mais utilizadas com essa finalidade é a sonda esofágica ou tubo esofágico. 

Em quais situações é colocada a sonda esofágica?

Em casos emergenciais, quando o animal apresenta complicações ou comprometimentos orais que impeçam que ele se alimente adequadamente.

A administração de suporte nutricional enteral também deve ser feita a todos os animais internados estáveis, salvo se houver alguma contraindicação à nutrição imediata, como a realização de cirurgia no trato gastrointestinal.

O procedimento ao qual o animal foi submetido também é determinante para saber a melhor forma de nutrição assistida. Deve-se considerar se o paciente apresenta hiporexia ou anorexia, por exemplo. 

Hiporexia

Quando a ingestão alimentar do animal diminui, tornando-se insuficiente.  

Anorexia

Quadro ainda mais grave, pois neste caso, o animal não ingere nada, o que pode colocar sua vida em risco. 

Como é feito o processo de passagem da sonda esofágica?

1. No centro cirúrgico, o animal é colocado em decúbito lateral direito, já que a passagem da sonda sempre será feita do lado esquerdo. 

2. A sonda é medida da parte medial do pescoço até a altura do sétimo ou oitavo espaço intercostal, para determinar quanto dela será introduzida no paciente. O procedimento é feito pelo médico cirurgião junto ao anestesista.

3. A parte cervical é então esterilizada e uma pinça curva é introduzida na cavidade oral, inclinando-a ao atingir a parte medial do pescoço, no ponto exato onde será feita a incisão. 

4. A incisão irá passar respectivamente pela pele, subcutâneo e musculatura até chegar ao esôfago. 

5. A pinça introduzida externamente auxilia no processo de puxar a sonda para fora da cavidade oral.

6. A pinça é retirada e a sonda enfim é introduzida novamente em direção ao esôfago até que ela não seja mais vista na cavidade oral. 

7. Após o procedimento, um exame de raio-x é feito para confirmar a posição da sonda e é feita a sutura. 

8. Após o procedimento, um colar de algodão é colocado para proteger a sonda, impedindo que ela se mova, e não incomode tanto o animal. A partir daí, inicia-se a alimentação por meio de rações pastosas.

E a retirada da sonda esofágica, como é feita?

Uma das grandes vantagens da sonda esofágica é que não é preciso sedação ou cirurgia para a remoção. 

O tubo é removido pela própria equipe médica com assepsia, e a incisão feita na hora da cirurgia cicatriza em até 72 horas, sendo necessário apenas fazer a higienização local ou manter o colar até a cicatrização completa.

Os benefícios da sonda esofágica para a recuperação animal 

Procedimento simples

A colocação da sonda esofágica em cães e gatos é uma técnica simples, que costuma levar apenas alguns minutos para ser concluída. 

Permite que o animal seja tratado a médio ou longo prazo 

Outra facilidade da sonda esofágica é quanto ao tempo. Diferentemente da sonda nasogástrica, que possui indicação máxima de até 7 dias, o tubo esofágico pode ser mantido por semanas ou até meses, dependendo da necessidade do animal. 

O ideal é que após 60 dias do uso da sonda esofágica, a viabilidade da sonda seja novamente avaliada, incluindo se será necessária a sua troca, caso não haja previsão de retirada. 

Baixo risco de complicações

O risco de complicações envolvendo a sonda esofágica é baixo e geralmente estão relacionadas a infecções no local de colocação ou remoção do tubo pelo animal. 

Dessa forma, fazer a higienização corretamente, utilizar o colar de proteção pelo período determinado e retornar periodicamente ao hospital para acompanhamento são medidas de extrema importância. 

Permite uma administração melhor de alimentos

O diâmetro maior do tubo esofágico permite que o volume de alimento a ser administrado seja maior e sua consistência, mais firme.

Resultados rápidos

Aqui vale ressaltar que a sonda esofágica não é utilizada somente durante internações para nutrir o paciente, mas também para casos de emergência, em que o animal apresenta anorexia e já encontra-se debilitado, por exemplo.

Nestes casos, a indicação da sonda esofágica é fundamental até para salvar a vida do paciente, sendo um suporte nutricional de resultados rápidos.

Auxilia na administração de medicamentos

O tubo esofágico também pode ser utilizado para manejo de medicações no paciente, principalmente durante tratamentos mais longos e quando o tutor apresenta dificuldade para administrá-los por conta própria.

Como fica a alimentação do animal após a retirada da sonda?

Durante a sua recuperação, o animal recebe comida pastosa pela sonda esofágica e avalia-se o seu grau de interesse.

Conforme vai aumentando, o animal já não apresenta sintomas concomitantes como vômitos ou náuseas e nem as complicações orais que possam dificultar sua ingestão, a sonda esofágica é retirada ao se ter certeza de que o paciente encontra-se apto para se alimentar normalmente.

Por fim, vale lembrar que a necessidade do uso da sonda esofágica depende da avaliação das condições do paciente e da causa primária que levou a sua internação.

Tem alguma dúvida sobre a utilização da sonda esofágica em cães e gatos? Deixe seu comentário abaixo!

Hospital Veterinário HVET: Terapia intensiva animal de excelência 

O Hospital Veterinário HVET conta com a melhor equipe de medicina veterinária intensiva e estrutura de ponta para receber os casos mais complexos e de emergência, 24 horas por dia. Aqui, os seus pacientes encontram os profissionais mais capacitados, prontos para qualquer ocorrência, e sempre munidos de muito amor e carinho!

Aproveite para nos seguir no Instagram e entre em contato conosco pelo número (11) 4153-7553. Será um prazer atendê-lo!

One reply to Saiba como é feita a passagem da sonda esofágica em animais

  1. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *